Pontos Turísticos

Foto: Flávia Toledo | acervo turismo municipal

 

Ar puro, aconchego e tranquilidade

Em meio à natureza e a hospitalidade interiorana, Araçoiaba da Serra é o lugar ideal para quem quer descontrair e relaxar

Araçoiaba da Serra oferece ao visitante, experiências únicas proporcionadas pelo encontro com belas paisagens naturais, com a gastronomia, cultura e as tradições da vida no campo.  Com um centro comercial pequeno e acolhedor, encontra-se o que precisa sem ir muito longe. Na região central, é possível acessar o Lago Municipal, um dos cartões postais da cidade e a Praça Coronel Almeida, ‘Praça da Matriz’ – Nossa Senhora das Dores, padroeira do município, palco de diversas atividades sócio-culturais.

 ‘Araçoiaba’ vem do Tupi e significa “Esconderijo do Sol”. A cidade leva esta marca devido ao ‘Morro Araçoiaba’ que pode ser visto de qualquer ponto da cidade, local onde o sol se põe. O Morro abriga a Floresta Nacional de Ipanema (FLONA) – Unidade de Conservação, um dos maiores fragmentos de mata atlântica do interior do Estado, detentora de uma expressiva biodiversidade e tem preservado um conjunto de monumentos históricos da primeira fábrica de ferro do Brasil, a Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema além de oferecer trilhas para caminhada, corrida, bicicleta, prática da escalada em rocha e observação de aves, sendo a FLONA, o ponto turístico referência da Região Turística História & Aventuras.

Mapa ilustrativo dos pontos turísticos, espaços e de apoio ao visitante: