Visita técnica à ETE Vacariú

Cidadãos, técnicos e estagiários visitam ETE. Foto- SDS

Na manhã desta segunda-feira (05), cidadãos araçoiabanos, membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, técnicos e estagiários da concessionária Águas de Araçoiaba e da Prefeitura Municipal, realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto do Vacariú (ETE). A visitação fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, como atividade de educação ambiental e divulgação da importância do tratamento do esgoto.

A ETE faz o tratamento de 100% do esgoto sanitário que é coletado na cidade, atendendo 22 bairros e 40% da população de Araçoiaba da Serra. Usa o sistema de tratamento biológico que consiste em uma lagoa anaeróbia, em que o processo de consumo da matéria orgânica é realizado por bactérias sem a presença de oxigênio em uma lagoa facultativa, que envolve tanto o processo com a presença de oxigênio (aeróbio) como o anaeróbio. O efluente final (água) é destinado ao córrego do Vacariú com eficiência de 90% de qualidade no tratamento.