Servidores recebem Treinamento de uso de Extintor de Incêndio

O objetivo é que ao menos duas pessoas de cada setor saibam como usar e qual extintor acionar, caso haja um início de incêndio. Foto- Maiara Moreira

Na manhã desta sexta-feira (03) a Prefeitura de Araçoiaba da Serra por meio do setor de Segurança do Trabalho, realizou um treinamento teórico e prático de manuseio de extintores de incêndio. O treinamento foi aberto a todos os setores e ao menos dois servidores públicos de cada setor foram convocados a comparecer na Garagem da Secretaria de Obras para participar da atividade.

O objetivo é que ao menos duas pessoas de cada setor saibam como usar e qual extintor acioIMG_7784nar, caso haja um início de incêndio.

O treinamento começou com a parte teórica, na qual o Bombeiro Civil Jefferson Barbosa, apresentou os extintores das classes A, B e C, os mais comuns e utilizados pela Prefeitura. Os extintores de classe A, água, são utilizados para conter a queima de madeiras, papel, plástico, aqueles cuja queima acontece de dentro para fora de forma rápida. A classe B, pó químico, e a C, Co2, ambos para queima de líquidos infláveis e equipamentos eletrônicos.

Em atendimento as normas pertinentes a extintores de incêndio a Prefeitura realiza a recarga dos extintores de todos os setores uma vez por ano, o técnico da Segurança do Trabalho, André Luiz Fernandes, aproveita esta ação para realizar o treinamento. “O custo de recarga dos extintores é muito alto para ser feito apenas pelo treinamento, por isso, aproveito a época da recarga. Assim economizamos e realizamos a parte prática, na qual cada participante aciona um extintor de cada classe. Desta forma o treinamento fica mais completo e ainda garantimos que a recarga será realmente realizada pelas empresas, já que os extintores estarão vazios, evitando que apenas o selo seja trocado.”, comenta o técnico.

Fabiano Santos, estagiário do setor de Compras da Prefeitura, participou da atividade e fala da importância dos treinamentos. “Eu já havia feito um treinamento deste antes, mas é sempre bom relembrar. A parte prática faz toda a diferença, para saber qual o impacto e peso cada extintor têm e como é acionar cada um deles.”

Além da atividade realizada nesta manhã o setor de Segurança do Trabalho em parceria com a Secretária de Educação junto ao Bombeiro Civil Jefferson, tem elaborando um cronograma para realizar ainda este ano, treinamentos de primeiros socorros nas creches e de evacuação nas escolas.