Secretaria de Educação promove formação continuada para  Profissionais de Educação

Mais de 300 profissionais da área educacional participaram das formações onde os temas abordados foram inclusão, bullying e avaliação

DSC03724

A formação continuada é um fator essencial para o constante aprimoramento da prática pedagógica. Com esse intuito, a Prefeitura de Araçoiaba da Serra por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 09 e 10 de maio a formação com Professores, Gestores, Monitores e Agentes de Desenvolvimento Infantil, onde os temas abordados foram inclusão, bullying e avaliação.

As formações proporcionam aos educadores a troca de experiências, promovendo ainda reflexões sobre a prática por eles desenvolvidas, sendo considerados fatores de grande importância para a atuação do profissional de Educação.

Mais de 300 profissionais da área educacional participaram das formações, realizadas por meio de parceria com o Grupo Educacional UNINTER e o Grupo Somos Educação. Desta vez os locais escolhidos foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profª Maria Mizue Nagaishi Florenzano” e a Câmara Municipal.

Abordando o tema inclusão a palestrante Mariza Pan do Grupo Educacional UNINTER, demonstrou dados da evolução da legislação e a importância na inclusão do portador de deficiência pela sociedade e principalmente no ambiente escolar, espaço onde casos de bullying são recorrentes.

Para tratar do assunto o professor Marcus Felipe Scozzafave do Grupo Somos Educação, indicou que nem sempre o que se fala é considerado como bullying, mas que tanto professores quanto a escola precisam ter cuidado no dia a dia, evitando que as brincadeiras se tornem casos ofensivos, que pode gerar traumas futuros.

Marcus relata ainda que os pais devem estar atentos ao que as crianças fazem na internet, principalmente nas redes sociais, pois hoje, com a velocidade da comunicação existe o chamado cyberbullying, assédio praticado por meio do uso da internet por um indivíduo ou grupo de pessoas, com a intenção de prejudicar quem está sofrendo a agressão.

Dentro do programa de formação do aluno, foi evidenciada a importância da Avaliação na Educação Infantil. Tema explanado pela professora Michelle Floriani Migliorini do Grupo Educacional UNINTER.

Para Michele o processo avaliação não deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou a classificação dos alunos da educação infantil, mas deve considerar a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano, empregando múltiplos registros.

A palestrante enfatizou a importância da atividade lúdica e que esse processo deve ser iniciado nas creches respeitando a faixa etária de cada criança, incentivando o rolar, engatinhar até mesmo o se alimentar sozinha. Processos que irão auxiliar o aluno quando chegar na educação infantil.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Araçoiaba da Serra, maio de 2017.