Menu

Projeto Primeira Infância

6347c780-24d0-4b1b-9ca0-c8a908586142

Foto: Secretaria de Educação e Cultura

Por Departamento de Comunicação
comunicacao@aracoiaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra por meio da Secretaria de EducaçãoIMG_8732 e Cultura, está promovendo o Projeto Primeira Infância. No último dia 11, na Escola Profº Osmar Giacomelli, o Secretário de Educação e Cultura Giuliano Fonseca, realizou a apresentação do projeto para as 20 ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil) que participarão.

Tendo por objetivo a criação de subsídios para o trabalho nas creches do município, bem como orientar o trabalho das ADIs que atendem essas crianças, o Projeto Primeira Infância será desenvolvimento em quatro fases:

1ª fase: Formação de 20 ADIs (três participantes de cada creche do município) para que sejam multiplicadoras e façam parte do corpo técnico na elaboração de protocolos para atendimento de creche, livro de vivências e material para comunicação entre pais e creche, a partir do próximo ano;

2ª fase: Divulgação e aplicação dos materiais desenvolvidos que acontecerá no primeiro semestre de 2020;

3ª fase: Divulgação de relatos de experiências para verificar o desenvolvimento do projeto (Replanejamento 2020);

4ª fase: Finalização do projeto e adequação para o próximo ano (novembro de 2020).

Segundo a supervisora pedagógica Jaqueline Ferreira da Silva, os assuntos abordados nesta primeira fase do projeto serão: cuidar, educar e brincar. “Iniciamos ontem a primeira fase com o tema Creche Segura (Cuidar) e como as principais atoras nesse processo são as ADIs, foi indispensável a presença delas. O cuidado e a educação devem estar atrelados, e não podemos esquecer das experiências culturais envolvidas no ambiente das creches, pois visa a formação humana das crianças. Portanto, essa oportunidade de vivência e escuta das ADIs viabiliza estratégias para a condução dos processos educativos nessas instituições”, explica.

O próximo passo da formação acontecerá no dia 25 de setembro e o tema será “Educar”. O supervisor Paulo Vinicius de Oliveira e a Assistente Técnica Pedagógica Roberta Morales também contribuíram para a elaboração da proposta deste projeto.

Compartilhe