Primeira Feira da Troca de Brinquedos em Araçoiaba da Serra

Apresentações de dança e música vão compor a agenda da 1ª Feira da Troca de brinquedos, realizada pela Prefeitura de Araçoiaba da Serra por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Diretoria de Cultura e o Núcleo Aliança pela Infância. O evento que acontece no dia 27 de maio, tem início às 9h da manhã e segue até as 12h na Praça Coronel Almeida, marcando as comemorações da Semana Mundial do Brincar 2017.

Sabe aquele brinquedo que seu filho não brinca mais? Agora ele pode ser trocado ou doado e fazer a alegria de outra criança. Os pais podem levar quantos brinquedos quiserem para trocar ou ainda doar. De acordo com os organizadores a Feira da troca de brinquedos desperta na criança o desapego do brinquedo que ela já tem, mas com a expectativa de outro brinquedo diferente, com o foco na interação deixando de lado o processo de consumo.

A feira fortalece ainda as relações espontâneas entre as crianças para que a troca de brinquedos se concretize de forma natural, pelo simples ato de brincar.  A Feira de Troca de Brinquedos é uma maneira engajada e divertida de repensar a forma como consumimos, envolvendo adultos e crianças na prática desta reflexão. Pais e crianças de todas as idades podem participar, para isso basta levar um brinquedo e fazer a troca por outro.

Feira troca de brinquedos

Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar reúne diferentes atores, como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros, que juntos, realizam um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na sociedade.

Para o Núcleo Aliança pela Infância as atividades visam alertar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem, já que na maioria dos casos os adultos, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos entre outras coisas e passam menos tempo ao lado deles.

De acordo com Aline França representante do Núcleo Aliança pela Infância de Araçoiaba da Serra o tempo de qualidade é aquele que os adultos passam com as crianças, quando eles estão presentes com atenção e com amorosidade. “Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada, nada mais”, comentou Aline.

Neste contexto são ressaltados também os cuidados que os adultos precisam ter com os excessos de zelo, interferindo constantemente nas brincadeiras das crianças, sem respeitá-las. De acordo com o núcleo cada brincadeira tem um momento e cada criança tem um tempo interno que a conecta a brincadeira, onde interferências constantes de adultos, tentando ensinar as crianças a brincar corretamente, podem anular outras possibilidades de construções internas que ocorrem naquele momento.