Prefeitura promove 1º Encontro Municipal do Idoso

Dia 04 de outubro os idosos tem encontro marcado para falar de saúde, bem estar e envelhecimento saudável

1º Encontro Idoso A3

Em comemoração ao dia do Idoso a Prefeitura de Araçoiaba da Serra por meio da Secretaria de Esportes e Turismo (SESTUR), vai realizar no próximo dia 04 de Outubro, o 1º Encontro Municipal do Idoso. Com início às 18h, o evento será realizado na Câmara Municipal, localizada na Rua Professor Toledo n° 652 Centro. Palestras com temas ligados a saúde preventiva e curativa serão abordadas na solenidade, que vai contar ainda com diversas atividades de movimento para agitar o dia do Idoso, comemorado em 01 de Outubro.

Em Araçoiaba da Serra os idosos são praticantes assíduos das atividades físicas promovidas pela SESTUR, como os grupos de ginástica e caminhada. Os encontros realizados três vezes por semana, reúnem grupos com até 80 idosos. Os núcleos para realização das atividades físicas, são divididos entre os bairros Jundiaquara, Araçoiabinha e Centro.

Para a secretária de Esportes e Turismo, Antônia Letícia Toledo o evento será uma oportunidade de reunir os idosos de Araçoiaba da Serra e reforçar o quanto a vida é boa na terceira idade, principalmente quando a atividade física faz parte da rotina diária do idoso. “Envelhecer é a simples conseqüência de não morrer antes do tempo, mas envelhecer bem, esse sim, é nosso grande objetivo”, comentou Antônia.

Dia do Idoso

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro, mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembléia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria.

A Lei Federal nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações no país, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.