Menu

Lançamento do livro “Um Padre diferente”

A obra de Aldo Vanucchi conta a história do Padre André Pieroni Sobrinho, que foi pároco e construiu com as próprias mãos um Castelinho em Araçoiaba da Serra

DSC08084

“Dever cumprido” é o que resume o professor Aldo Vanucchi, autor do livro, sendo este o vigésimo da carreira. – Foto: Assecoms.

Departamento de Comunicação
comunicacao@aracoiaba.sp.gov.br

Será realizado próxima quarta-feira, (23), às 19h no Portal Turístico em Araçoiaba da Serra o lançamento do livro “Um Padre Diferente”, a obra conta a história do Padre André Pieroni Sobrinho, que foi pároco no município e construiu com as próprias mãos um Castelinho. Relatando que ele não era um padre de sacristia, sendo este seu diferencial, o livro conta que Pe Pieroni mesmo seguindo as normas canónicas, saía do comum, quando ia até as pessoas, ao invés de aguardar que os fiéis o procurassem, sendo injustamente desconhecido por Sorocaba e região.

“Dever cumprido” é o que resume o professor Aldo Vanucchi, autor do livro, sendo este o vigésimo da carreira. Aldo conta que Pe Pieroni esteve sempre ligado a sua vida e acompanhou sua dedicação, por esse motivo não se conformava com o esquecimento dele na sociedade sorocabana. “Conheci o coroinha dele na catedral com oito anos de idade, criou a Faculdade de Filosofia, foi meu professor no seminário e me tornei amigo dele”, a ideia de escrever o livro foi a rememoração do padre, conta.

Para o professor Aldo o desafio encontrado em escrever essa obra foi a falta de informação, documentação e pesquisas limitadas, se baseando apenas em documentários religiosos que se encontram na cúria (local onde são armazenados documentos católicos) e nos jornais da cidade.

Segundo ele, em contrapartida sua maior realização e satisfação é de colocar no mercado a vista e a disposição da sociedade a rememoração do padre e sentiu que estava cumprindo o dever de gratidão a quem marcou muito sua vida.

“Fiz questão de pedir para a Prefeitura de Araçoiaba da Serra que pudesse lançar o livro na cidade para resgatar a presença de um padre que foi vigário”. Aldo espera que com o lançamento do livro, as pessoas se envolvam, colaborem e despertem a fazer um movimento para terminar o castelinho que está localizado na entrada da cidade, para desembaraçar algo com relação a obra iniciada pelo Padre André Pieroni.

Sobre o autor:

Aldo Vanucchi, Assessor Especial da Reitoria e Ouvidor da Uniso, é mestre em Filosofia e Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma e Licenciado em Pedagogia. Foi professor e diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), liderou o projeto da implantação da Uniso e foi seu primeiro Reitor. Também presidiu a Associação Brasileira das Universidades e foi membro da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação.

CONVITE

Compartilhe