Jornada da Saúde em Araçoiaba da Serra

Consultas agendadas serão atendidas na Unidade Mista de Saúde e na UBS do bairro Alcides Vieira o atendimento será realizado no chamado “porta aberta”, onde todos serão atendidos

WhatsApp Image 2019-05-09 at 13.51.47Por Departamento de Comunicação

Nos dias 25 e 26 de Maio Araçoiaba da Serra recebe os alunos da Faculdade de Medicina de Santo Amaro (FMSA), que em parceria com Prefeitura Municipal por meio da Secretária de Saúde, vão realizar a VIII Jornada da Saúde. Cerca de 30 médicos e 80 estudantes de medicina vão participar dos atendimentos aos pacientes que contam com mais de 11 especialidades médicas.

Para consultas agendadas os pacientes serão atendidos na Unidade Mista de Saúde, já na UBS do bairro Alcides Vieira o atendimento será realizado no chamado “porta aberta”, onde todos os pacientes que compareceram ao local serão atendidos. O horário de funcionamento da Jornada da Saúde no sábado dia 25 é das 9h às 17h e no domingo dia 26 das 9h às 14h.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde a realização da jornada tem como objetivo atendimento a especialidades médicas como cirurgia do aparelho digestivo – proctologista, clínico geral, ginecologista, nefrologista, pediatra, psiquiatra, vascular, urologista e oftalmologista por meio do ônibus do BOS – Banco de Olhos de Sorocaba. Serão realizados ainda durante os dois dias de evento testes rápidos como Hepatite C, Hepatite B e HIV.  Nos dois dias de evento os pacientes podem levar carteiras de vacinação para que sejam atualizadas.

Segundo os organizadores da ação o paciente irá passar por uma triagem, na qual receberá um questionário para a identificação, condição sócio-econômica, investigação de hábitos, vícios e etc. Posteriormente será realizada a mensuração do peso, estatura/altura, e obtenção dos sinais vitais, e então a consulta médica para diagnosticar os possíveis problemas.

A Jornada da Saúde é um projeto de extensão universitária, organizado por acadêmicos vinculados à FMSA. Um projeto que engloba alunos, ex-alunos, docentes, médicos da Faculdade e convidados que prestam atendimento médico a população, ações educativas e preventivas.

Paralelamente ao atendimento, serão realizadas palestras voltadas para a população e agentes de saúde com temas como higiene, nutrição e doenças sexualmente transmissíveis todas ministradas pelos acadêmicos da FMSA, com a finalidade de orientar sobre as principais doenças, destacando medidas preventivas e a importância do diagnóstico precoce e tratamento.