Inscrição Cadastro Unificado

para vagas em Creche

este

No início de junho, o Prefeito Dirlei Salas Ortega e o Secretário de Educação e Cultura Giuliano Fonseca, anunciaram que Araçoiaba da Serra zerou a lista de espera de vagas para Creche no município.

A demanda reprimida foi liquidada, dando lugar a um superávit de aproximadamente 140 vagas, tornando a cidade, umas das primeiras da região a atingir essa conquista. Além disso, está sendo realizado um trabalho para ampliar a oferta de vagas em determinadas regiões, conforme a demanda local.

Para zerar esta lista, foi necessário um estudo estratégico e logístico, além da humanização do cadastro e atendimento aos pais ou responsáveis. Confira agora as 11 informações com tudo o que você precisa saber para realizar a inscrição do cadastro unificado para vagas em creche:

01 º O que é cadastro unificado?

É um instrumento que reúne os dados e informações das famílias, tem como objetivo, criar um cadastro unificado do município, para atender as vagas de creche.

02 º Onde posso fazer a inscrição?

Na SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) em dias e horários divulgados pelo site da Prefeitura municipal de Araçoiaba da Serra.

03 º Como faço para colocar meu filho na creche?

1ª FASE: Inscrição na SMEC

2ª FASE: Classificação no site

3ª FASE: Matrícula na Creche

04 º Quais responsáveis podem realizar a inscrição?

A inscrição deverá ser feita pelos pais ou responsáveis legais.

05 º Quais são os critérios de desempate?

Os critérios são:

1º maior número de filhos de 0 a 6 nos.

2º maior número de filhos de 7 a 18 anos.

3º mãe e/ou responsável que comprovem trabalho.

06 º Como acompanhar o resultado?

Ele é divulgado no site da prefeitura www.aracoiaba.sp.gov.br

07 º Com qual idade posso inscrever meu/minha filho(a)?

Somente serão efetuadas matrículas de crianças a partir do 4º (quarto) mês de vida (com vacinas tomadas e comprovadas), salvo quando a licença maternidade for de 120 dias comprovadas.

08 º Em quantas creches posso fazer inscrição?

No dia do cadastro feito na SMEC, o responsável poderá escolher até três creches para indicar.

09 º Posso fazer transferência de creche?

Havendo interesse e vaga, conforme as opções registradas no cadastro unificado, os pais poderão solicitar transferência de creche.

10 º Quanto tempo tenho para realizar a matrícula na creche?

Após a divulgação no site da prefeitura, o responsável tem 3 dias úteis para realizar a matrícula, se passado os 3 dias úteis perderá a vaga, e deverá fazer um novo cadastro unificado.

11 º Quais os documentos necessários?

– Certidão de nascimento da criança cadastrada e dos demais filhos de 0 a 18 anos de idade incompletos;

– CPF e RG ou documento oficial com foto, dos pais ou dos responsáveis legais da criança;

– Comprovante judicial de guarda, sendo o caso;

– Comprovante de residência no município de Araçoiaba da Serra, atualizado em nome dos pais e/ou responsáveis legais;

– Comprovante de rendimento (holerite) atualizado dos pais ou responsáveis legais;

1. A) Carteira de trabalho, constando contrato de trabalho e/ou comprovante de rendimento (holerite).
  2. B) Trabalhadores autônomos ou informais: carnês de contribuição do INSS, registro de microempresário individual ou carnê de contribuição do ISS;
  3. C) Declaração de trabalho de empregador, informando o tipo de atividades realizadas, renda e carga horária semanal, assinada por duas testemunhas;

– Carteira de vacinação atualizada;

– Cartão do SUS;

SE FOR O CASO

– Laudo médico da criança deficiente, sendo o caso;

– Laudo médico dos pais, responsável legal ou irmã(o) deficiente, sendo o caso;

– Declaração atualizada de matrícula e frequência dos pais menores de 18 anos, no ensino obrigatório, no período diurno;

-Apresentação do protocolo do visto de permanência para as famílias estrangeiras;

-Documento fornecido pela secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que comprove participação do cadastro único para o programa social do Governo Federal e ou Municipal comprovando situação de extrema vulnerabilidade social, de acordo com o inciso IX do artigo 5º deste decreto, sendo o caso (Decreto nº 1931, 09 de outubro de 2018).

Confira o Cronograma com as Datas:

cac098d0-74a7-42cd-bd3f-6c1a358b5a3b