Iniciadas obras do Programa Cidades Digitais em Araçoiaba

No último sábado (06), Araçoiaba da Serra entrou na fase preparatória para aplicação efetiva do Programa Cidades Digitais. A cidade que aguardava a iniciação das obras do programa desde 2014, está recebendo a montagem de infraestrutura em fibra ótica, com o objetivo de melhoria na qualidade dos serviços da gestão pública.

A rede irá fornecer suporte a 16 prédios públicos e três pontos de acesso a internet gratuita, sendo um ponto na Praça Coronel Almeida, um no Lago Municipal e outro em um local que será definido.

Segundo a Divisão de Suporte de Informática da Prefeitura de Araçoiaba da Serra, nos primeiros 20 dias de obras serão perfuradas algumas ruas para a passagem do cabeamento, a empresa responsável pelo serviço tem a responsabilidade de fazer os reparos das ruas que necessitarem.

A previsão para a finalização das obras do programa é de 4 a 6 meses.

Relação das ruas que vão receber a passagem dos cabos:

Avenida Luane Milanda Oliveira – Salete

Rua Joaquim Ferreira – Alcides Vieira

Rua Osório Rosa – Alcides Vieira

Cidades Digitais

Lançado em 2012 pelo Ministério das Comunicações (MiniCom), o programa contemplou 80 municípios na primeira seleção e em 2013, ao ser incorporado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recebeu um aporte de R$ 201 milhões e selecionou outras 262 localidades com menos de 50 mil habitantes.

Segundo o site do Ministério do Planejamento, além do anel de fibra óptica, que interliga órgãos públicos, a rede das Cidades Digitais viabiliza instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico e aplicativos nas áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária, e pontos gratuitos de wi-fi para a população.