“Espaço Árvore” em Araçoiaba da Serra

WhatsApp Image 2019-04-16 at 13.01.03 (1)

O “Espaço Árvore” começou a ser implantado na região central da cidade. – Foto: Marília Machado Moraes

comunicacao@aracoiaba.sp..gov.br

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável iniciou a implantação do “Espaço Árvore” na cidade. Após aprovação da Lei nº 2199/18 que institui e disciplina a instalação do Espaço Árvore nas vias públicas urbanas do município.

Segundo a secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Marília Machado de Moraes o “Espaço Árvore” tem a finalidade de proteger, preservar, demarcar e especificar os espaços destinados às árvores nas vias públicas urbanas, possibilitando maior e melhor área para adequação das raízes, contribuindo com o desenvolvimento, fixação, melhores condições de irrigação, nutrição, diminuição de quedas e doenças, além do aumento da vida útil das árvores.

Com entusiasmo a secretária relatou a importância da aprovação da lei e início da implantação dos espaços de preservação no município. “Uma ação aparentemente simples, porém histórica para o nosso município”, comentou Marília. Os locais de implantação do “Espaço Árvore”estão sendo definidos por técnicos da secretaria conforme orientações do Plano de Arborização Viária Urbana da cidade.

Conforme artigo 3º da Lei nº 2199/18 o espaço árvore deve ser instalado na proporção de até 40% da largura da calçada, sendo que o espaço para pedestre deve ter no mínimo 1,20 m de largura, respeitando as medidas referentes à acessibilidade. Em loteamentos novos a lei regulamenta que as calçadas devem ter largura mínima de 2,70 m e no mínimo 1,20m de largura para a passagem de pedestres junto ao “Espaço Árvore”.

A lei prevê ainda que as calçadas onde o espaço for instalado vão receber um número de identificação que serão catalogados pelo pode público. A lei foi uma indicação do poder executivo aprovada pela Câmara Municipal e sancionada em Agosto de 2018.