Menu

TURISMO

A cidade

Araçoiaba da Serra localiza-se a 117 km da capital paulista e está inserida na região metropolitana de Sorocaba. É considerada uma das cidades que possui o ar mais puro do país. Sua história permeia importantes acontecimentos e fatos história do Brasil.

Em 1589, o homem branco penetrou pela primeira vez a região então habitada pelos indígenas Tupiniquins. Segundo o livro Araçoiaba: esconderijo do sol (2009, p. 14), a “história de Araçoiaba começou a ser contada a partir do século XVI, com a chegada e movimentação de bandeirantes, caçadores, e mineradores na busca por metais preciosos. O povoamento intensificou-se com a vinda de famílias procedentes de São João Del Rey (MG), e de tropeiros, que começaram a utilizar o vilarejo.”

Com a desapropriação de terras para a Fábrica de Ferro de Ipanema, em 1811, e a reativação da fábrica em 1818 – algo a ser visto com mais detalhamento no item que segue 1.2.1 “Morro Araçoiaba: marco na siderurgia brasileira” – cem famílias ficaram desabrigadas. Parte dessas famílias ocupavam o lado do Morro Araçoiaba voltado para o atual município de Capela do Alto, outra parte habitava a região onde hoje localiza-se a cidade de Araçoiaba da Serra. O alferes Bernardino José de Barros teve sucesso em agrupar uma parte destas famílias no entorno da Capela de Nossa Senhora das Dores. Com a proibição da instalação de uma paróquia chamada de São João do Benfica nas terras da Fábrica de Ferro, o Padre Gaspar Antônio Malheiros, que havia chegada em 1821 para ser o primeiro padre da Paróquia de Ipanema, auxiliou na procura de outro local para a construção de uma igreja para esta comunidade. Com o apoio e trabalho do alferes Bernardino José de Barros, somente em 12 de dezembro de 1825, iniciam a construção de uma capela, substituindo sua padroeira para a Nossa Senhora das Dores, na freguesia de Campo Largo.

O povoamento de Campo Largo decorreu de duas atividades econômicas: a mineração de ferro no Morro Araçoiaba e o tropeirismo, uma vez que era uma típica cidade pouso de tropeiros. Pela cidade passava a estrada que ligava São Paulo às províncias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. De acordo com o livro Araçoiaba: esconderijo do sol (2009, p. 16), “os tropeiros traziam animais diversos, além de burros, mulas e cavalos do Sul, que por aqui passavam para serem vendidos, tanto em São Paulo como em Minas Gerais, Rio de Janeiro e até em províncias do Nordeste. Posteriormente, com a realização da Feira de Muares, anualmente, em Sorocaba, tropeiros e muitos mineiros adquiriram terras na região de Campo Largo, que, então, pertencia ao município de Sorocaba, e aqui instalaram suas fazendas.” Muitas famílias araçoiabanas descendem de tropeiros que iam buscar tropas xucras no sul para serem negociadas na feira de Sorocaba.

Como muitas cidades do Eixo Sul do Brasil, Araçoiaba da Serra surgiu como um recanto para abrigo de tropeiros, que vinham do Sul para as feiras de muares em Sorocaba. Era, então, conhecida apenas como Campo Largo, até que, aos 14 de novembro de 1826, foi instalada solenemente a freguesia de Nossa Senhora das Dores de Campo Largo de Sorocaba, uma vez que o então Bairro do Campo Largo era apenas conhecido como pouso para tropeiros.

O crescimento e o progresso da paróquia e o movimento político dos moradores e militantes do local, determinaram que a pequena freguesia se tornasse vila. Então, conforme Ata do Auto da Instalação da Vila de Campo Largo de Sorocaba e posse da Câmara da mesma, registrada em 14 de novembro de 1857, Em 19 de dezembro de 1906, a Lei Estadual nº 1.038 eleva a vila à categoria de cidade. Nas divisões administrativas do Brasil, de 1911 a 1933, o município de Campo Largo de Sorocaba compõe-se de um só distrito do mesmo nome.

Com a instalação da Ditadura, por Getúlio Vargas, o município foi extinto pelo Decreto-Lei Estadual no 6.350, de 3 de junho de 1934 e reintegrado na categoria de município, por força da Lei nº 2.695 de 05.11.1936 sendo reinstalado em 27.06.1937. Segundo a divisão territorial de 31 de dezembro de 1936, Campo Largo de Sorocaba figura, simplesmente, como distrito judiciário do município de Sorocaba. Foi reintegrado à categoria de município em 5 de novembro de 1936, sendo reinstalado em 27 de junho de 1937. Nesta divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1937, o município de Campo Largo de Sorocaba figura apenas como um distrito, o Distrito de Campo Largo de Sorocaba.

Em 30 de novembro de 1944, fixou-se o quadro da divisão territorial vigente em 1945-48, os antigos distrito e município de Campo Largo receberam a nova denominação de Araçoiaba da Serra. Em virtude disso, o município de Araçoiaba da Serra (ex-Campo Largo), ficou formado pelos distritos de Araçoiaba da Serra (ex-Campo Largo) e Varnhagem. Este último, criado com partes do território de Araçoiaba da Serra e Sorocaba. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 2.456, datado de 30 de novembro de 1953, foi extinto o distrito de Varnhagem e então criado o distrito de Bacaetava, com o mesmo território daquele.

Foi também criado, pelo mesmo decreto, o distrito de Capela do Alto, com território desmembrado do distrito de Araçoiaba da Serra.

Araçoiaba da Serra, teve relevantes participações e diferentes momentos históricos do país.  A primeira foi a Revolução Liberal de 1842, a segunda foi a Guerra do Paraguai, a terceira foi a Revolução Paulista de 1932 e a quarta foi a participação na Segunda Grande Guerra Mundial, em 1945, nos campos da Itália, sendo todas com a finalidade de constituir o exército brasileiro, com praças, soldados, tenentes.

Morro Araçoiaba: marco na siderurgia brasileira

Um capítulo especial na história da região onde está hoje o município de Araçoiaba diz respeito à siderurgia brasileira.

De acordo com o livro Araçoiaba: esconderijo do sol (2009, p. 17), Ipanema originou os municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Tatuí, pois teve sua exploração iniciada em 1591, quando os mineradores Afonso Sardinha, à procura de ouro, encontraram ferro na região. Em 1629 estiveram presentes na descoberta da jazida de ferro de Araçoiaba e na construção do Engenho de Ferro. O ferro era tão ou mais importante do que o ouro para a Colônia, pois com ferro podia-se construir utensílios domésticos, instrumentos de trabalho e armas.

O Morro Araçoiaba é considerado um marco na história da siderurgia brasileira uma vez que, em 1591, foi levantado o primeiro conjunto de fornalhas para fundição de ferro no país e também a primeira siderúrgica nacional no final de 1818. Desde a sua existência foi propriedade do governo e, desde o seu início foi foco constante de inúmeras iniciativas pioneiras na geologia, mineralogia e siderurgia. Em 1597 o primeiro engenho de ferro do Brasil funcionava na Serra de Araçoiaba.

A ocupação da região do Morro Araçoiaba tem sua história renovada em 1817, por meio de um alvará de D. João VI, criando a Paróquia da Fábrica de Ferro Ipanema, em louvor a São João Batista. O sueco Carl Gustav Hedberg é designado para chefiar as recém estabelecidas minas de ferro de Sorocaba. Ele efetuou várias construções de grande porte (primeiras rodas d’água para fins de serraria, ponte, represou Rio Ipanema para obtenção de força hidráulica e estabeleceu a fábrica de ferro). O sueco, por não obter muito sucesso com o empreendimento, foi substituído pelo engenheiro alemão Frederico Luiz Guilherme de Varnhagen, que construiu dois altos-fornos no local (ferro liquefeito) em novembro de 1818.

Origem do nome Araçoiaba da Serra

Segundo o livro Araçoiaba & Ipanema (1997, p. 16) o nome Araçoiaba é de origem tupi e significa “lugar que esconde o sol”.

Os índios tupiniquins que habitavam o lado leste do território hoje ocupado pela Fazenda Ipanema, viam todas as tardes o sol se pôr sobre o monte, situado a oeste. Em sua língua deram o nome de Araçoiaba, “o lugar que esconde o sol”, cuja aproximação é feita no slogan do município: esconderijo do sol.

Hino Oficial

O Hino de Araçoiaba da Serra foi composto por dois cidadãos araçoiabanos em 1978. Transformado na Lei nº 1.058 em 26 de Junho de 1997, é transcrito a seguir com os créditos de autoria.

I

Araçoiaba…… Araçoiaba……

Contemplando o Ipanema azulado

O tropeiro surgiu Campo Largo então nasceu.

Foi seu flórido berço embalado,

Das canções que a viola gemeu.

Junto ao lume abrigado em sua manta,

O viageiro se abismou,

Da lendária Pedra Santa,

Onde o monge viveu e rezou…

Um passado que ainda encanta,

E que o tempo jamais apagou
II
A semente da fé e da verdade,

E que nossos avós semearam sem temor.

Germinou produzindo bondade,

Doce paz e silente labor.

Salve Araçoiaba hoje cidade,

Bela e plena de vigor,

Onde a vida é liberdade,

E o futuro será de esplendor.

Um futuro bom que há de

Resguardar tanto bem tanto amor.

Araçoiaba……. Araçoiaba…….

Letra: Maestro Ary Vieira Albuquerque.

Música: Tenente Maestro da Policia Militar João Fonseca da Rocha.

O Hino de Araçoiaba teve o seu projeto de oficialização através do Projeto de Lei nº 40/97, pelo Vereador Edmir Buono Cesar, sendo apresentado para despacho para Comissões na 13ª Sessão Ordinária de 10 de Junho de 1997. Analisado pelas Comissões da Câmara Municipal, foi aprovado por unanimidade. Retornou para votação pela mesa do plenário em 20 de Junho de 1997, na 14ª Sessão Ordinária, e foi aprovado por unanimidade, sendo despachado para o executivo municipal, através da Lei nº 1058/97 de 26 de Junho de 1997.

Bandeira

A Bandeira do Município de Araçoiaba da Serra (Lei nº 5, de 26 de Abril de 1971) foi criada após a realização de um concurso de apresentação de desenhos elaborados por alunos da Escola Estadual de Araçoiaba da Serra, promovido pela Prefeitura Municipal, para escolha por meio de votação secreta pela Câmara Municipal.

Bandeira do Município.
Fonte: Site da Prefeitura Municipal da Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra (2016).
A apresentação dos desenhos e votação se deu na 5ª Sessão Ordinária de 10 de Abril de 1971, entre as três bandeiras finalistas, foi escolhida a do Aluno Gilmar Gimenes, da 3ª Série do Ginásio Estadual de Araçoiaba da Serra.

A Representação da Bandeira: Com a estampa que hoje ela tem, a mesma compõe-se de três cores que são: Azul: representando o nosso céu, mostra o maravilhoso céu que encima a grandeza de Araçoiaba da Serra; o Branco: transparece a ideia exata da paz reinante na cidade; o Verde: representa nossas lavouras, nossas matas e a esperança de um futuro promissor. (Texto da ata de votação da 4ª Sessão Extraordinária, de 26 de Abril de 1971).

A Bandeira do Município de Araçoiaba da Serra foi idealizada e pintada pelo aluno Gilmar Gimenes e o Brasão pintado pelo Sr. Luiz Fonseca, e foi colocado na bandeira no lado esquerdo acima do corpo da mesma como foi idealizado, não sofrendo nenhuma alteração até a presente data.

Bandeira do Município de Araçoiaba da Serra

Bandeira_Araçoiaba_da_Serra

Brasão

O brasão de armas do município de Araçoiaba da Serra está legitimado por meio da Lei nº 82, de 23 de Janeiro de 1954.

O desenho é da Profª. Amélia Pássaro e o Projeto de Lei nº 86, de autoria do vereador Antônio Antero de. Oliveira, que dispõe sobre o Brasão de Armas da Prefeitura Municipal com as seguintes representações: Lavoura, Indústria e Comércio encimado pela esfera da Bandeira Brasileira, fechando com os dizeres: Trabalho, Honestidade, Perseverança”. O projeto não fala sobre as cores adotadas no brasão, presume-se que o mesmo tenha sido idealizado e desenhado nas cores preto e branco, os ramos que aparecem ao lado direito do desenho, são ramos de folha de cana e o da esquerda é de algodão, na época eram os dois produtos agrícolas mais produzidos nos campos do município.

No corpo do brasão, os desenhos das construções com chaminés a alusão de uma futura industrialização e também a citação histórica de Araçoiaba da Serra como berço da indústria siderúrgica no Brasil; o homem com o arado puxado por um animal representa o trabalho na lavoura que é com certeza o maior esteio de um país que nasceu essencialmente agrícola, a figura do homem com capacete alado, segurando uma tocha, com asas nos pés, como se estivesse correndo, é a figura alusiva a participação do município nos eventos esportivos e da Tocha Olímpica no território Brasileiro por ocasião dos acontecimentos Olímpicos que ocorrem em todo o mundo, representando a integração do Município no Território Nacional; a ponte de pedra, representa a integração do município na distribuição de seus produtos e também uma alusão da integração entre a agricultura, a indústria e o comércio, três setores fundamentais para o progresso de um município que devem funcionar em perfeito equilíbrio”.

O projeto foi apresentado em primeira discussão na 24ª Sessão Ordinária, de 15 de Janeiro de 1954, sendo enviado, apreciado e aprovado pela Comissão de Redação, Legislação e Justiça no mesmo dia. Apresentado em Segunda discussão ao plenário da Câmara foi aprovado por unanimidade no mesmo dia e enviado à Prefeitura Municipal através do requerimento nº 03/54, para a elaboração da Lei.

Por meio da Lei nº 04, de 26 de Abril de 1971 alterou-se o Brasão de Armas do Município de Araçoiaba da Serra, instituído pela Lei nº 83, de 23 de Janeiro de 1954, acrescentando-lhe a Torre, de conformidade com a classificação heráldica do Município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra (2016).

Brasão do Município de Araçoiaba da Serra

Brasão_araçoiaba_da_serra

Lago Municipal – Balneário Joubert Antônio da Rocha

Foto: Lago Municipal - Cássia Almeida

Foto: Lago Municipal – Cássia Almeida

foto: Junior Souza -Lago Municipal, Igreja Matriz e ao fundo Morro do Ipanema, patrimônios históricos e turísticos.

Foto: Lago Municipal, Igreja Matriz e ao fundo Morro do Ipanema, patrimônios históricos e turísticos – Junior Souza

Foto: acervo Turismo

Foto: acervo Turismo

Localizado próximo a entrada da cidade, de fácil acesso. O espaço natural é importante para a dinâmica da cidade e oferece espaço para entretenimento e descanso, como pista de caminhada, playground e academia ao ar livre.

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente

Endereço: Avenida Manoel Vieira, s/n – Centro.

Floresta Nacional de Ipanema

foto: Flona - Osvaldo Cristo

Foto: Flona – Osvaldo Cristo

A Floresta Nacional de Ipanema abriga o espaço expositivo Centro de Memória e um conjunto de monumentos históricos, como a primeira Cruz de Ferro fundida no Brasil, e grande proporção de áreas naturais. Oferece trilhas para caminhada, corrida e bicicleta denominadas Morro Araçoiaba, Rio Ipanema, Jequitibás e Acadebio.

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 8 horas às 16 horas.

Endereço: Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 112 – Zona Rural (acesso pelo bairro Araçoiabinha)

Telefone: (15) 3459-9220

http://www.icmbio.gov.br/flonaipanema/com-phocagallery-controlpanel/guia-do-visitante/horario-de-visitacao.html

Fundação Parque Zoológico de São Paulo – Fazenda do Zoo

Foto: Fazendo do Zoo SP - Carlos Nader

Foto: Fazenda do Zoo SP – Carlos Nader

Com área de 574 hectares, a Fazenda do Zoo produz parte dos alimentos que são servidos aos animais do Parque Zoológico de São Paulo e do Zoo Safári. Recebe visitas agendadas para grupos escolares específicos.

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, 8 horas às 17 horas (para grupos específicos agendados)

Endereço: Estrada de Jundiaquara, 33

(15) 3202-9299

Praça Luiz Gonzaga

Foto: Tropeirinhos - Flávia Toledo

Foto: Tropeirinhos – Flávia Toledo

Foto: Praça Luiz Gonzaga - Flávia Toledo

Foto: Praça Luiz Gonzaga – Flávia Toledo

Foto: Atividades no Lago - acervo Turismo Municipal

Foto: Atividades no Lago – acervo Turismo

Foto: atividade cultural Banda Marcial - Acervo Turismo

Foto: atividade cultural Banda Marcial – acervo Turismo

Localizada ao Lado do Lago Municipal, possui playground, quiosques, quadra poliesportiva e banheiros. Periodicamente ocorrem eventos municipais e atividades diversas de lazer e cultura.

Horário de Funcionamento: Diariamente

Endereço: Rua Benedito da Silva

Praça Coronel Almeida

Foto: Carnaval - acervo Turismo

Foto: Carnaval – acervo Turismo

A Praça Central abriga a Igreja da matriz, a Feira de Artesãos e diversos eventos municipais que acontecem durante o ano no centro da cidade.

Horário de Funcionamento: Diariamente

Endereço: Rua Sete de Setembro | Centro

Igreja Nossa Senhora das Dores

Foto: Igreja Matriz - Flávia Toledo

Foto: Igreja Matriz – Flávia Toledo

Foto: Igreja Matriz - acervo Comunicação

Foto: Igreja Matriz – Marcos Camilo

Conhecida como Igreja Matriz, com 19 comunidades, a Paroquia começou a ser construída em 1925. A arquitetura é do senhor Henrique Florence. A paróquia organiza diversas festividades religiosas, como Corpus Chriti, Festa de São Joao e a Festa da Padroeira.

Horário de Funcionamento: Para atendimento ao público das 8h as 17h, na Secretaria Da Igreja.

Endereço: Praça Coronel Almeida | Centro

Casa da Cultura “Oficina Paulo Betti”

Foto: acervo Comunicação

Foto: acervo Comunicação

Foto: acervo Turismo

Foto: acervo Turismo

O espaço cultural oferece sessões de cinema, teatro e música além de diversos cursos abertos a toda comunidade. Oferece também, um rico acervo em sua biblioteca.

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 21h

Endereço: Rua Pedro Nolasco Vieira, 120

Museu Municipal “José Pinto”

Foto: Museu Municipal - acervo Comunicação

Foto: Museu Municipal – acervo Comunicação

Sua fundação foi em 1994, idealizado por Deocrécio Wincler, que buscava a preservação da história e cultura do município. Contem em seu acervo material doado pelos moradores do município, que ajudam a compor a historia de Araçoiaba da Serra e relíquias datadas de 1210, como armaduras romanas.

Horário de Funcionamento: (atualmente fechado para reforma)

Endereço: Praça Coronel de Almeida, 203 | Centro.

Ginásio Municipal de Araçoiaba da Serra

Oferece estacionamento para 300 veículos, há iluminação noturna, vestiários e capacidade para mil espectadores. São praticados diversas atividades, como aulas de natação, futsal e outras.

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h

Endereço: Rua Antonio Vieira do Amaral, 353  | Jardim Salete

Country Club Araçoiaba da Serra

Clube de lazer para família com piscina, toboágua e alimentação.

Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Reservas: (15) 3291-1108

 Endereço: Rodovia Raposo Tavares, km 122,5

 

Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra (OSAS)

Foto: OSAS - Flávia Toledo

Foto: OSAS – Flávia Toledo

Foto: Osas - Flávia Toledo

Foto: Osas – Flávia Toledo

A Orquestra Sinfônica do município é conhecida regionalmente. Ela se apresenta duas vezes ao ano em Araçoiaba da Serra.

Endereço: Rua Benedito F. da Costa, 39 | Centro

(15) 3281-1206

 

Feira da Roça

Foto: Feira da Roça - acervo Turismo

Foto: Feira da Roça – acervo Turismo

A Feira da Roça oferece hortifruti, produtos orgânicos, artesanatos e flores, todos produzidos por agricultores do município.

Horário de Funcionamento: Todos os domingos, das 8 horas às 13 horas.

Endereço: 174, R. Manoela A de O Beles, 2 | Jd M da Glória (Recinto do Lago Municipal)

Tel.: (015) 3281.1625 (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente)

 

 

Feira Araçoart e Produtor Rural

Foto: acervo Turismo

Foto: acervo Turismo

Foto: acervo Turismo

Foto: acervo Turismo

Araçoart e Produtor Rural

São expostas peças confeccionadas pelos artesãos do município, que utilizam como matéria-prima madeira, tecido, linha, pedras, argila e outros materiais, e, comércio de hortifruti e alimentos produzidos artesanalmente direto da roça.

Horário de Funcionamento: Realizada toda quarta-feira de cada semana, das 18h às 22h.

Endereço: Realizada na Praça Coronel Almeida – atrás da Igreja Matriz

Gastronomia

O conteúdo de informações abaixo listado foi extraído do volume I do Inventário Turístico do Município, ano 2016. A atualização de dados é de responsabilidade de cada estabelecimento.

Apiário Morada do Sol Estrada de Aparecidinha, nº13 | tel (15) 3281-1809 / 3281-2402
Bamburguer R. 21 de Abril, 204 – Centro | Telefone: (15) 9963-65355
Bar e Restaurante Fraquito Praça Coronel Almeida, 208 – Centro | Telefone: (15) 3281-1101
Bar Guigos Rua: 21 de abril, 151 – centro | tel (15) 9776-0965
Café 21 R. 21 de Abril, 507 – Centro | Telefone: (15) 3281-2813
Cantinho do Sorvete R. 21 de Abril, 282 – Centro
Churrascaria Tradição Gaúcha – Posto Mangueira 120 Rod. Raposo Tavares, 715 – km 115 | tel (15) 99826.1388
Churrascaria Portal Manoel Vieira, 2242 – Jardim Tonelli |tel (15) 3281-1251
Costela da Serra / Di Fratelli Pizzaria Rua João Batista da Costa, 197 | tel (15) 3281-4484
Dheco Pastelaria e Cafeteria Praça Cel. Almeida, 187 – Box 12/13 | (15) 3281-5353
Estação Rural Estrada Cristóvão, 223 – Jundiaquara | tel (15) 99760-4878
Bora Lá Bar e Restaurante Rua 21 de Abril, 103 | tel (15) 99696.2743
Lanchonete Chila Praça Cel. Almeida, 190 | tel (15) 3281-4288
Nenio Pizzaria Pub Praça Coronel Almeida, 159 | tel (15) 3281-1401
Padaria Central Praça Cel. Almeida, 256 | tel (15) 3281-3248
Padaria Divino Pão – Ibanez Praça Cel. Almeida, 85 | tel (15) 3281-3916
Pizzaria Carroção Rua XXI de Abril, 20 | (15) 3281-3830
Restaurante do Hotel Reviver Rua Paulino Pinto Km 4, s/n – Portal Aracoiaba | tel (15) 3281-8888
Restaurante e Bar Caloi Rua 7 de Setembro, 102 | Tel.: (15) 3281-4952
Restaurante e Pizzaria Dom Pedro Estrada Celso Charuri, 456, Jundiaquara | Tel.: (15) 99810 7799
Restaurante Lago Azul Rod. Raposo Tavares, 113,5 km | tel (15) 3291-5137
Rosa Café Rua Sete de Setembro 102 | (15) 3281-4952
Sabor e Arte Rua Professor Toledo, 53 | TEL (15) 3281-2097
Temaki-ie Temakeria Praça Cel. Almeida, 57 | tel (15) 3281-2657
Zero Grau Burguer & Beer Av. Manoel Vieira, 1003 | (15) 3281-1017

Hotelaria

O conteúdo de informações abaixo listado foi extraído do volume I do Inventário Turístico do Município, ano 2016. A atualização de dados é de responsabilidade de cada estabelecimento.

Acampamento Lendas e Fogueiras

https://pt-br.facebook.com/lendasefogueiras.acampamento

Estrada Eugênia Maria Trindade, 2000 – Jundiaquara, | tel (15) 3014-1324
Di Maria Pousada & Eventos Estrada Dr. Celso Charuri, 430 | tel. 15 99838 6838
Hotel Fazenda do Vale

http://www.hotelfazendadovale.com.br/

R. Ver. José Antônio Medeiros, 150 – Araçoiabinha | Tel.:(11) 3256-5766
Hotel Fazenda Reviver

http://www.hotelfazreviver.com.br/

Rua Paulino Pinto Km 4, s/n – Portal Araçoiaba | Tel.: (15) 3281-8888
Hotel Fraquito R. Prof. Toledo – Centro| Tel.: (15) 3281-1101
Hotel Vila da Serra

https://www.hotelviladaserra.com.br/

Av. Manoel Vieira, 1981 – Jardim Dalila | (15) 3281-5404

Unidade Mista de Saúde – (015) 3281.7160 | 3281-1000

Rua Sete de Setembro | Centro

Guarda Municipal | Demutran – (015) 3281.4041

R. Prof. Francisco Pássaro, 73-239 – Jd Santa Cruz

Táxi – (015) 3281.6655

Rua Benedito Ferreira da Costa, s/n

Terminal Rodoviário “Elisa Pessuti Ribeiro” – (15) 3281-1338

Ônibus municipais, intermunicipais e serviços de táxi

Transporte intermunicipal: Viação Rápido Luxo Campinas | Tel.: (15) 3281-1338

Funciona diariamente das 8h às 18h | Rua Pedro Nolasco Vieira – s/n (Terminal Rodoviário)

Partidas de: ARACOIABA DA SERRA (ALCIDES VIEIRA)
TEMPO DE PERCURSO: 55 minutosOs horários informados são referentes ao ponto inicial e estão sujeitos

a mudanças em função de fatores externos (trânsito, acidentes, manifestações, obras, enchentes, entre outros).

Esses horários estão sujeitos a alterações sem prévio aviso caso aconteçam mudanças operacionais nas linhas.

Dias Úteis

04:20   05:00   05:15   05:45   06:15   06:30   06:55   07:30   07:45   08:00   08:30   09:00   09:30   10:00   10:30   11:00

11:30   12:00   12:30   13:00 13:30   14:00   14:30   15:00   15:30   16:00   16:15   16:30   16:45   17:00   17:15   17:30   18:00

18:30   19:30   20:30   21:30   22:55

Sábados

04:30   05:15   06:00   07:00   08:00   08:30   09:00   09:30   10:00   10:30   11:00   12:00   12:30   13:00   13:30   14:00

14:30   15:30   16:00   17:30 18:00   19:30   21:00   22:00

Domingos e Feriados

05:10   06:15   07:30   08:30   09:30   11:30   12:30   14:30   15:30   17:30   18:00   19:30   21:00   22:05

Endereço Município
AVENIDA MANOEL MACHADO DE OLIVEIRA ARACOIABA DA SERRA
RUA BENEDITO ANTUNES RIBEIRO ARACOIABA DA SERRA
RUA PROFESSOR TOLEDO ARACOIABA DA SERRA
RUA FRANCISCO GONCALVES DA SILVA ARACOIABA DA SERRA
RUA 21 DE ABRIL ARACOIABA DA SERRA
AVENIDA MANOEL VIEIRA ARACOIABA DA SERRA
VIADUTO AFONSO MUNHOZ ARACOIABA DA SERRA
RODOVIA RAPOSO TAVARES – SP 270 ARACOIABA DA SERRA
PRACA DE PEDAGIO KM 111 ARACOIABA DA SERRA
RODOVIA RAPOSO TAVARES – SP 270 ARACOIABA DA SERRA
RODOVIA RAPOSO TAVARES – SP 270 SOROCABA
VIADUTO OLINDA L. MARTHE SOROCABA
RODOVIA RAPOSO TAVARES – SP 270 SOROCABA
VIADUTO JULIO CESAR GAIDUKAS SOROCABA
AVENIDA DOUTOR ARMANDO PANNUNZIO SOROCABA
AVENIDA GENERAL CARNEIRO SOROCABA
AVENIDA DOUTOR EUGENIO SALERNO SOROCABA
AVENIDA DOUTOR AFONSO VERGUEIRO SOROCABA
RUA SOUZA PEREIRA SOROCABA
RUA DOUTOR ALVARO SOARES SOROCABA
AVENIDA DOM AGUIRRE SOROCABA
AVENIDA PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA SOROCABA
AVENIDA COMENDADOR PEREIRA INACIO SOROCABA
RUA PANDIA CALOGERAS SOROCABA
RUA FAGUNDES VARELA SOROCABA
AVENIDA PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA SOROCABA

Aeroportos (próximos)

O transporte de passageiros para a região é abastecido principalmente por meio dos seguintes aeroportos:

Aeroporto Internacional de Viracopos: Rodovia Santos Dumont no Km 66, Campinas – SP. Administração: INFRAERO. Distância até Araçoiaba da Serra: 89 km;

Aeroporto de Congonhas: Av. Washington Luiz s/nº, São Paulo – SP. Administração: INFRAERO. Distância até Araçoiaba da Serra: 119 km;

Aeroporto Internacional de Guarulhos: Rodovia Hélio Smidt s/nº, Guarulhos – SP. Administração: INFRAERO e Aeroporto de Guarulhos Participações S.A. (Invepar e Acsa). Distância até Araçoiaba da Serra: 149 km.

Calendário de Eventos

A seguir apresentamos as festas, comemorações e atividades não oficiais realizadas tradicionalmente em Araçoiaba da Serra.

Mês Evento
Janeiro Férias – atividades e eventos
Fevereiro Carnaval
Março Semana da Mulher – eventos e atividades
Abril Atividades festivas de aniversário da cidade

Abril Fest

Maio
Junho Festa Junina – eventos e atividades

Semana do Meio Ambiente – eventos e atividades

Julho Semana do Agricultor – eventos e atividades
Agosto
Setembro Cavalgada – Tropeiros
Festa da Padroeira – atividades e eventos
Outubro Festa das Crianças – atividades e eventos
Novembro Consciência Negra – atividades e eventos
Dezembro Natal – atividades  e eventos

Dezembro/17

23/12 – Caravana de Natal – Coca Cola

20h45 – saída | Araçoiaba da Serra

caravana coca colaO momento mágico do Natal, a época de presentear e, especialmente, de agradecer. É neste clima que a Sorocaba Refrescos promove a tradicional Caravana de Natal, que alegrará por onde passar famílias inteiras com uma frota iluminada, decoração e cenários natalinos, personagens como Papai Noel e, claro, o célebre Urso Polar da Coca-Cola.

Confira a programação da Caravana de Natal da Sorocaba Refrescos/Coca-Cola:

Itinerário:

  • Fazenda Ipanema inicia nº 814
  • Dom Pedro II retorna no Nº 215
  • Dom Pedro II retorno
  • Estrada do Rio Verde (à direita) do 13 ao 682
  • Antonio Vieira do Amaral
  • Manoel Vieira (à direita) inicia em nº 484
  • Prof. Toledo retornar no Nº 737
  • Dr. Afonso Vergueiro (esquerda) inicia nº 199
  • 7 de Setembro
  • Manoel Vieira (até o final)
  • Saída pra Raposo Tavares

fonte: http://www.sorocabarefrescos.com.br/noticias/itinerario-caravana-2017/

02/12 – Evento APAE – Show de Prêmios

apae evento 02 12

 

 

17h | Sede da Apae Araçoiaba da Serra – Rua Pedro Munhoz, 114 – Nova Araçoiaba

Evento em prol da APAE com atividades interativas, alimentação e lazer para toda a família.

Evento organizado e divulgado pela APAE. Informações: 015 3281 4986.

 

 

02/12 – Cine Boa Praça

boa praça - sing18h30 | Quadra do bairro Maria Paula Exposito | Araçoiaba da Serra, SP

Exibição de filme do estúdio Disney “SING: quem canta seus males espanta”, a sessão de cinema gratuita e ao ar livre será realizada na quadra do bairro Maria Paula Exposito, crianças e adultos de todas as idades podem participar. Além da apresentação aberta ao público, o filme será exibido em escolas da rede municipal de ensino.

 

 

 

 

01/12 – Cine Boa Praça

boa praça - moana

 

18h30 | Quadra do bairro Maria Paula Exposito | Araçoiaba da Serra, SP

Exibição de filme do estúdio Disney “Moana”, a sessão de cinema gratuita e ao ar livre será realizada na quadra do bairro Maria Paula Exposito, crianças e adultos de todas as idades podem participar. Além da apresentação aberta ao público, o filme será exibido em escolas da rede municipal de ensino.

 

 

 

 

Novembro/17

30/11 – Cine Boa Praça

boa praça - dragão

 

18h30 | Praça de Araçoiabinha – Igreja | Araçoiaba da Serra, SP

Exibição de filme do estúdio Disney “Meu Amigo, o Dragão”, a sessão de cinema gratuita e ao ar livre será realizada no bairro Araçoiabinha – Praça/Igreja, crianças e adultos de todas as idades podem participar. Além da apresentação aberta ao público, o filme será exibido em escolas da rede municipal de ensino.

 

 

 

 

26/11 – Costela de Chão – Hotel Ipanema

costela de chao

12h30 | Hotel Ipanema da Serra – R. Laurito Gabriel, 295 – Toledópolis | Araçoiaba da Serra, SP

Almoço especial comemorativo de reinauguração do Hotel Ipanema da Serra. Menu: Costela de Chão com acompanhamentos de arroz, salada e farofa.

Valor por pessoa:  Adultos: R$ 35,00. Crianças até 8 anos – ‘free’, e de 9 a 12 anos = R$ 18,00. (bebidas a parte).

Informações e reservas antecipadas: 015 99608 2425/99798 3598.

 

 

 

25/11 – Feira na Praça

feira na matriz

8h às 13h | Praça Coronel Almeida – Centro | Araçoiaba da Serra

A Feira de sábado agora acontece na Praça Coronel Almeida, no centro da cidade! Com nova configuração, a feira oferece além dos produtos rurais de hortifruti, artesanatos e uma praça de alimentação com opções diversificadas e entretenimento musical ao vivo.

A implantação da Feira é uma iniciativa da Prefeitura Municipal junto da Associação Comercial de Araçoiaba da Serra (ACAS).

Venha para a Feira da Praça se divertir com a sua família e tenha a oportunidade de levar para casa, produtos frescos direto da horta!

       .

24/11 – Cine Boa Praça

boa praça - moana

 

18h30 | Praça Coronel Almeida – Centro | Araçoiaba da Serra, SP

Exibição de filme do estúdio Disney “Moana”, a sessão de cinema gratuita e ao ar livre será realizada na Praça central Coronel Almeida, crianças e adultos de todas as idades podem participar. Além da apresentação aberta ao público, o filme será exibido em escolas da rede municipal de ensino.

 

 

 

 

19/11 – Atitude PróRock

10h | Praça Luiz Gonzaga – Lago Municipal | Rua Manoela A. de O. Beles | Jd. Maria da Glória

Dia de latitude pro rockazer, solidariedade e rock’n roll no Lago Municipal. O evento reunirá bandas de rock da região e terá como objetivo arrecadar alimentos e materiais de higiene e limpeza em prol a Casa do Caminho Idosos com Amor de Araçoiaba da Serra. Na programação, se apresentam as bandas Lorena Marcobain Nirvana; Desmanche; Du’Rocks; Os Jubas; Rocket to Russia; Damage Case; Four Generations.

Seja solidário, doe alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza. Arrecadação no local.

Organização e realização: Atitude Pró Rock e BSA – Bike Saúde Amizade de Araçoiaba da Serra. Apoiadores: Center Musiky; C4Som e Iluminação; Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra

 

 

12/11 – Kart Cross Solidário – Natal Sem Fome

foto: site nsf - natal sem fome

foto: site nsf – natal sem fome

10h | Chácara do PicaPaulo | Estrada Fazenda Ipanema, cx 34 | Araçoiabinha | Araçoiaba da Serra, SP

Horário: 10hs às 18hs  – Valor: 30,00 ( Crianças até 12 anos não pagam). Adquira a sua pulseira através do COES Sorocaba – (15) 3232 7232

O evento apresentará ao público, a tradicional corrida de karts, o espetáculo acrobático de aviões, corrida de mountain bike; corrida de mountain bike infantil; automodelismo;  shows aéreos; freestyle; espaço kids e uma praça de alimentação com muitas opções oferecidas pelos parceiros: Outback; Padaria Real; Yoshi’s; Cervejeira Burgman; Santa Janela; Kibon; Café Santa Fé; Paddock Hamburgueria; Maurão Laches; Espetinhos.  A renda total do evento será destinada para as entidades apoiadas pelo Natal sem Fome. Informações cedidas pelo organizador NSF – Kartcross Solidário. Informações completas: facebook.com/KartCrossSolidario . 

kartcrossSolidário programação

Outubro/17

22/10 – 6º Pedal da Amizade

Evento Beneficiente site8h | Praça Coronel Almeida

O evento será beneficente e toda renda será revertida em prol do paratleta araçoiabano Fábio Ferreira Faborges, que em novembro viajará para os Estados Unidos onde disputará pela primeira vez a Maratona de Nova York representando a cidade. A prova terá dois percursos, Trajeto Light de 20km e Trajeto Hard com 45 km, ambos terão carro de apoio com distribuição de frutas, água e suporte mecânico. O evento terá início as 7h da manhã e um café da manhã como cortesia será servido pouco antes da largada, prevista para às 8h na Praça Coronel Almeida. Além dos dois circuitos o evento contará também com show de rock, sorteio de brindes, brinquedos infláveis e praça de alimentação.

Inscrições: Para participar da pedalada custarão R$10 e poderão ser feitas no local. Os 250 primeiros a se inscreverem pelo link https://goo.gl/iPNkdy terão direito a medalha de participação.

29/10 – 1ª Festa Italiana Beneficiente

festa italiana agenda

 12h | Rua Professor Toledo, 41 | Salão Paroquial

A primeira Festa Italiana conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade do município e beneficiará as instituições APAE, Casa Padre Pietro e Lar do Idoso de Araçoiaba.

*******ingressos esgotados!

Departamento de Turismo

logotipo

Avenida Luane Milanda de Oliviera, nº 600

turismo@aracoiaba.sp.gov.br

Telefone: 15 3281-7018

Conselho Municipal de Turismo

logotipo comtur

comtur.aracoiaba@gmail.com