Menu

Concerto de Natal

Tradição na cidade, este ano a OSAS se apresenta no sábado (23), na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

Foto: Osas - Flávia Toledo

Foto: Osas – Flávia Toledo

Por Departamento de Comunicação
comunicacao@aracoiaba.sp.gov.br

Já se tornou tradição na cidade de Araçoiaba da Serra a realização do Concerto de Natal, pela Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra OSAS. A apresentação será realizada neste sábado (23), às 20h30 na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Coronel Almeida. De acordo com músico Fabiano de Campos, desde a fundação da OSAS em 1975 é comum a realização de concertos comemorativos em datas especiais como Natal e aniversário da cidade.

Para este ano o repertório está recheado de sucessos,  como Sonhos de uma noite de verão (Félix Mendelssohn), Valsa Danúbio Azul (Johann Strauss) e a Valsa Lago Azul (Luiz Machado- compositor araçoiabano), além das tradicionais músicas natalinas. A regência fica por conta do maestro Rubens Antonio da Rocha Gouvêa.

Um pouco de história…

De acordo com Fabiano a OSAS (Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra), foi fundada em 1975 pelos Maestros Ary Vieira Albuquerque e João Fonseca da Rocha. “Araçoiaba tornou-se nacionalmente conhecida por conta do interesse que os cidadãos demonstravam em ajudar a formar sua orquestra”, comentou Fabiano.

Segundo o músico a população e principalmente os artistas amadores de Araçoiaba que, ansiosos em fazer parte da recém-criada orquestra e não tendo recursos suficientes para adquirir um instrumento novo, começaram criativamente a usar os mais diversos materiais e ferramentas para produzir os mais variados instrumentos. “De tábuas de caixa de maçãs (pinho branco) surgia um violino, uma viola, de um robusto tronco de madeira surgia um violoncelo, de um pedaço de taquara surgia uma flauta (pífaro)”, disse Fabiano.

As ferramentas utilizadas eram enxós, formões, goivas, seguetas, machados e até um “embrazado” espeto era empregado como furadeira. “Esse grande espírito de colaboração comunitária culminou com a escolha da nossa orquestra na semana da Pátria do ano de 1979 pelo Cerimonial da Presidência da República como o símbolo da independência, com o provérbio “Independência se faz com Trabalho”, o que valeu à O.S.A.S. um concerto especial para o então presidente da República, o General João Batista Figueiredo, no parque do Anhembi em São Paulo, no dia 04 de Setembro do mesmo ano”, conta Fabiano.

Hoje a OSAS é uma Associação sem fins lucrativos que, além de sua escola de música, realiza concertos gratuitos para a população local e turistas, sendo formada por músicos profissionais, estudantes e amadores, promovendo atividades de alto nível cultural para Araçoiaba da Serra.

CONCERTO DE NATAL

Compartilhe