Coleta de papanicolau na UMS do Centro

As mulheres atendidas devem retornar ao posto de saúde do bairro onde moram em um prazo de 45 dias para fazer a retirada do exame

22852894_1686182214726579_2986917547535516467_n

Coleta de papanicolau, ação realizada pela campanha Outubro Rosa mês de prevenção ao câncer de mama

Cerca de 52 mulheres foram atendidas no último sábado  (28), na Unidade Mista de Saúde, localizada o centro de Araçoiaba da Serra, em uma ação especial para colher exame papanicolau, em função da campanha de prevenção ao câncer de mama do Outubro Rosa. Do total de atendimentos foram colhidos 45 exames de papanicolau e ainda agendamentos de mamamografia e exame USG. As mulheres vão retornar ao posto de saúde do bairro onde moram em um prazo de 45 dias para fazer a retirada do exame.

WhatsApp Image 2017-10-28 at 13.46.23

A ação faz parte da agenda positiva proposta pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde realizada junto aos Postos de Saúde dos bairros Alcides Vieira, Jundiaquara, Bosque dos Eucaliptos e Araçoiabinha com o circuito de palestras com o tema Prevenção ao câncer de mama.

De acordo com a palestrante a fonoaudióloga Ana Maria Belleza, manter hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o câncer de mama, o que inclui uma dieta com restrição a alimentos gordurosos, atividade física regular, pouca ingestão de bebidas alcoólicas e nenhum cigarro. A detecção do câncer de mama nas etapas iniciais aumenta as chances de cura. O autoexame e também o exame clínico das mamas, feito por um profissional, são os procedimentos recomendados para a detecção precoce da doença.

Autoexame e a Mamografia

O autoexame de mama não substitui o exame clínico que deve ser feito a cada dois anos a partir dos 30 ou 35 anos. Mas a mulher pode ajudar na detecção precoce do câncer de mama fazendo o toque das mamas, mas encontrar um nódulo não quer dizer que seja um câncer, apenas o médico pode fazer o diagnóstico após exames.

Toda mulher a partir dos 20 anos de idade deve fazer o autoexame com periodicidade mensal. O ideal é fazer a palpação das mamas entre o quarto e o sexto dia após o fluxo menstrual. Já as mulheres que não menstruam devem fixar uma data para fazer a avaliação.

22780546_1686182084726592_8728291942418718991_n

Decoração Outubro Rosa na Unidade Mista de Saúde.

O autoexame deve ser feito por meio da apalpação dos seios em frente ao espelho e durante o banho ou deitada. Na frente do espelho, a mulher deve observar se há deformação ou alteração no formato das mamas, abaulamentos ou retrações e feridas ao redor do mamilo. Durante o banho ou deitada, a mulher deve observar a presença de caroços nas mamas ou axilas e secreção nos mamilos.

Os médicos recomendam a primeira mamografia entre 30 e 35 anos. Por volta dessa idade começam a ocorrer as primeiras transformações hormonais na mulher. A mamografia é importante porque mulheres que trazem algum gene mutante podem manifestar o câncer nesta época. A mamografia é o único exame capaz de detectar uma lesão cerca de cinco anos antes dela se tornar palpável, ainda na fase de microcalcificação. O uso da mamografia associado ao ultrassom garante 97% de acerto nos diagnósticos de câncer de mama.