Blitz da Fumaça Preta orienta motoristas em Araçoiaba da Serra

22406262_352341878550403_2091429527515379655_n

Na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com apoio da Guarda Civil Municipal, realizou a Operação Fumaça Preta na Rua Professor Toledo, próximo ao Cemitério Municipal.

No total foram abordados 53 veículos, sendo que 13 (25%) apresentaram problemas de emissão de fumaça preta, os motoristas foram orientados quanto à manutenção dos veículos e receberam um folheto contendo instruções sobre o que fazer e as conseqüências da continuidade desse problema.

A operação teve caráter de orientação aos motoristas quanto aos níveis de emissão de fumaça preta pelos veículos movidos a diesel, visando conscientizar os proprietários a manter os veículos bem regulados a fim de evitar a poluição do ar e danos à saúde.

Como é feita a medição

As medições de emissão de fumaça preta foram realizadas por meio da escala de Ringelmamn, feita visualmente por meio de uma tabela com cinco graduações de cores, variando do cinza claro ao preto. Esse método oferece a vantagem de a fiscalização ser feita com o veículo em movimento e mede as emissões numa escala de densidade de emissão 1 (20%) a 5 (100% de emissão).