Aula inaugural “Programa Futuro Cientista”

Parceria foi firmada em dezembro de 2017, pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura junto a UFSCar
WhatsApp Image 2017-05-08 at 19.51.50 (1)

O objetivo do projeto é ser uma alternativa sustentável que, direta ou indiretamente, colabore para o desenvolvimento científico e social, incrementando as atividades extracurriculares à escola. – Foto: Arquivo

Nesta sexta-feira, 13, será realizada a partir das 14h na Câmara Municipal a aula inaugural do Programa Futuro Cientista realizado pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) , por meio de parceria junto a Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra e a Secretaria Municipal da Educação e Cultura,  firmada em dezembro de 2017. O programa vai atender semanalmente cerca de 100 alunos da rede municipal de ensino no contra turno escolar.

O PFC é uma tecnologia social (certificada pela Fundação Banco do Brasil) pioneira e inovadora, pois “adota” crianças e adolescentes de escolas públicas e unidades de acolhimento para leva-los à Universidade, utilizando um processo que possibilita a “criação de cientistas-empreendedores”.

O objetivo do projeto é ser uma alternativa sustentável que, direta ou indiretamente, colabore para o desenvolvimento científico e social, incrementando as atividades extracurriculares à escola. Estas ações junto aos estudantes as escolas públicas visam oportunizar um aprendizado autônomo por meio de atividades em que os alunos são protagonistas, despertando a curiosidade, o gosto pela leitura, a resolução de problemas e a construção de perspectivas para uma formação humanista e emancipadora.

Poderão participar deste projeto alunos de cinco escolas municipais contempladas, entre elas: Centro Integrado de Educação “Profº Osmar Giacomelli; Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profº Aurea Duarte Rocha”; Escola Municipal de Ensino Fundamental “Pedro Ferreira Duarte Neto”; Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Celso Charuri” e Escola Municipal de Ensino Fundamental “Alcebíades Leonel Machado”.

O palestrante responsável pelo Programa Futuro Cientista é Fábio de Lima Leite, Escritor, Cientista e Professor pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Graduado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.