Uma pesquisa de demanda real foi realizada junto aos turistas e excursionistas visitantes da cidade, neste domingo (10), pela PRB Consultoria, contratada pela Prefeitura Municipal para o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo.

Nesta primeira fase da atividade, foram realizadas cerca de 110 abordagens, com meta geral de 300 que deverão ser completadas na segunda fase da pesquisa prevista para até o fim do mês de abril. As abordagens foram realizadas pelo grupo de alunos convidados do Curso de Turismo Receptivo da ETEC e aconteceram na região central da cidade, Lago Municipal, recinto da Feira da Roça, nas imediações dos pontos de circulação de turistas (restaurantes, hotéis, supermercados). A pesquisa de demanda real contribui para o estudo técnico a fim do desenvolvimento e estruturação do Plano Diretor de Turismo de Araçoiaba da Serra.

O Plano Diretor de Turismo é uma ferramenta que vem acrescentar ao esforço que o executivo vem empreendendo desde 2015 para que Araçoiaba torne-se um Município de Interesse Turístico, o que habilitaria a cidade a receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo.​