Menu

Araçoiaba intensifica ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Neste ano Araçoiaba da Serra não teve nenhum caso autóctone, ou seja, caso originado no município
IMG_4015

Secretaria de Saúde cria Sala de Situação para trabalho conjunto no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Por Departamento de Comunicação
comunicacao@aracoiaba.sp.gov.br

A Sala de Situação para o combate ao mosquito Aedes Aegypti foi criada na tarde desta segunda-feira (09), em reunião realizada na Secretaria de Educação. Durante a reunião foram apresentadas as ações que devem ser realizadas no fim deste ano e início de 2018 em Araçoiaba da Serra, para o controle de arboviroses, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, onde estão inclusos os vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Neste ano Araçoiaba da Serra não teve nenhum caso autóctone, ou seja, caso originado no município. A reunião teve como objetivo, gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito, visando evitar eventuais epidemias no município. Todas as ações deverão ser organizadas de acordo com o cenário da doença, classificado como: silencioso, pré- epidêmico e epidêmico. De acordo com o Ministério da Saúde a proposta é que seja adotado o lema: “Estado, municípios e população: todos juntos contra a dengue”.

Nas discussões apresentadas pela Sala de Situação, foram criadas deliberações, orientações, propostas e ações vinculadas ao combate do mosquito transmissor dos vírus. As ações serão realizadas em conjunto por todas as Secretarias Municipais, entre elas Saúde, Administração e Finanças, Obras e Serviços, Agricultura e Meio Ambiente, Planejamento e Assistência Social.

De acordo com a Secretária de Saúde, a participação e conscientização da população são primordiais para o controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti, onde os agentes de saúde visitam as residências para verificação de possíveis criadouros e orientam os moradores quanto as ações que devem ser realizadas em cada residência.

Compartilhe