Araçoiaba da Serra subiu 16 posições no ranking do Município VerdeAzul

WhatsApp Image 2020-07-30 at 15.23.16

O Vereador Gaúcho da Van, o estagiário Guilherme Messias, a Secretária da SEDS Marília Machado de Moraes, o Prefeito Dirlei Salas Ortega e o Diretor da SEDS Elzo Savella com o troféu e certificado do Programa Município VerdeAzul – Foto: Kleber Oliveira

O Programa Município VerdeAzul divulgou os resultados do recurso apresentado pelo município referente a nota da certificação do Ciclo 2019. A nota de Araçoiaba da Serra subiu 2,57 pontos, passando de 89,32 pontos para 91,89. Com essa nota, a cidade passa a ocupar o 3º lugar na Região Metropolitana de Sorocaba, formada por 27 municípios, no Ranking Ambiental Paulista, passa da 32ª posição para a 16ª dentre todos os municípios do Estado de São Paulo.

No recurso apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SEDS), foram comprovadas a execução de dez atividades, sendo que sete foram deferidas no julgamento, porém, apenas seis foram computadas até o momento.

Araçoiaba recebeu pelo segundo ano consecutivo a certificação de Município VerdeAzul, sendo a primeira vez no ano de 2018. O município recebeu o certificado e o troféu no mês de março último, em evento realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente no Palácio dos Bandeirantes. Dos 645 municípios paulistas apenas 92 foram certificados, sendo que Araçoiaba da Serra agora ocupa o 16º lugar.

O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de descentralizar a agenda ambiental estadual e estimular e apoiar os municípios na elaboração e execução das políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável dos municípios e do estado. As ações propostas estão organizadas em 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental municipal, com os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. As ações ambientais são desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, por meio da SEDS, com apoio e participação das demais secretarias e parcerias com a sociedade civil e outros órgãos públicos.

A participação no Programa e o cumprimento da agenda proposta, além da efetivação de ações necessárias para a qualidade ambiental e sustentabilidade local, também qualifica o município para pleitos de recursos na área ambiental junto ao Governo do Estado de São Paulo.