Araçoiaba da Serra pode subir no ranking de sustentabilidade

IMG_3008

Visita dos alunos da escola CIE – Centro Integrado de Educação Profº Osmar Giacomelli à FLONA. Foto- Departamento de Comunicação.

Araçoiaba da Serra é uma das cidades com grandes chances de receber certificação do Programa Município VerdeAzul no evento de qualificação das cidades no dia 28 deste mês. O programa existe desde 2007, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Sustentável (SDS) do município, as cidades que alcançarem 40 pontos este ano, receberão certificados e subiram no ranking do programa. Até agora Araçoiaba da Serra obteve uma evolução de 47.4% na eficiência da gestão ambiental, marcando a pontuação 49.95, o que faz com que as expectativas de certificação para este ano sejam grandes.

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra manifestou seu interesse em aderir ao Programa Município VerdeAzul desde o lançamento do mesmo. E em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Sustentável, tem desenvolvido os planos e ações, que são elaborados anualmente.

Os planos seguem as diretivas norteadoras fornecidas pelo Programa Município VerdeAzul, que abrangem os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

A Secretária de Desenvolvimento Sustentável adequa as ações dentro da realidade ambiental local e realiza parcerias com os demais setores da Prefeitura para um melhor progresso sustentável da cidade. São 85 ações, que possuem continuidade e várias etapas realizadas durante o ano, as ações atendem leis, planos, documentações e relatórios.

Durante a Semana do Meio Ambiente foram apresentados os Planos de Recuperação da Mata Atlântica e de arborização urbana e a visitação a Estação de Tratamento de Esgoto Vacariú, que contemplam as diretivas Biodiversidade, Arborização Urbana, Estrutura e Educação Ambiental.

Foram desenvolvidas também atividades como rodas de conversa, entre o Prefeito e os alunos da Escola Municipal Mizue, destacando a importância da sustentabilidade e as estratégias que o município adotou para melhorar as condições ambientais locais. Dentro destas estratégias realizadas estão: atividades em parcerias com os escoteiros para a proteção das nascentes no Horto Florestal, limpeza dos lagos, debates e educação para jovens e adultos.