Menu

Araçoiaba da Serra é classificada Município de Interesse Turístico (MIT)

Agora o Projeto de Lei segue para Casa Civil para sanção do Governador

Morro Ipanema, Lago e a Igreja Matriz. Foto- Junior Souza

Morro Ipanema, Lago e a Igreja Matriz. Foto- Junior Souza

Por Departamento de Comunicação
comunicacao@aracoiaba.sp.gov.br

Na tarde desta terça-feira (05), a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo votou o Projeto de Lei que classifica Araçoiaba da Serra como  Município de Interesse Turístico- MIT. O projeto de lei que cria os novos MITs será analisado pelo governador, e com a lei sancionada, o Governo do Estado de São Paulo concederá à Araçoiaba da Serra, o título de Município de Interesse Turístico- MIT.

Com o reconhecimento estadual investimentos em torno de R$ 600 mil reais ao ano serão destinados para investimentos na infraestrutura turística, promovendo o fortalecimento, ampliação e fomento das atividades econômicas do município e desenvolvimento da região.

O processo para a certificação começou no segundo semestre de 2017, com apoio do então deputado estadual João Caramez, quando a Prefeitura por meio do Departamento de Turismo protocolou junto a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Plano Diretor de Turismo. Encaminhando o projeto de lei também à Secretaria de Turismo do Governo do Estado, passando por avaliação técnica onde cumpriu todos os requisitos exigidos de acordo com a Lei Complementar Estadual nº 1261/2015.

No dia 21 de junho de 2018 o Projeto de Lei nº838/2017 foi aprovado pelo DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo, retornando para a Assembléia Legislativa, onde passou por aprovação das Comissões.

Ações de Turismo

No início de 2017 a Prefeitura por meio da Diretoria de Turismo e acompanhamento do Conselho de Turismo de Araçoiaba da Serra, retomou os levantamentos para elaboração do Plano Diretor de Turismo, que reúne dados primários e secundários que direcionam o projeto, composto por três fases de elaboração. A primeira fase denominada inventário turístico, a segunda, estudos de demandas reais e potenciais e a terceira fase que consiste em diagnóstico, prognóstico, diretrizes, programas e projetos.

Foram realizados ainda estudos e pesquisas para a identificação de um perfil turístico para o município. Os dados coletados avaliam as demandas que os turistas encontram e como são recebidos atualmente na cidade. Em paralelo a isso o Departamento de Estudos e Projetos em Turismo tem se movimentado para fomentar o turismo municipal e regional, participando, por exemplo, pelo 4º ano consecutivo, do Salão São Paulo de Turismo, das Feiras Internacionais de Turismo, de eventos e encontros regionais.

Com isso Araçoiaba da Serra tem a oportunidade de apresentar nos eventos, os seus potenciais turísticos, culturais, artesanais e históricos para a finalidade de  divulgação e promoção da cidade para o turismo receptivo. Para o ano de 2019, com o título de MIT sancionado pelo Governo do Estado, o Turismo do Município aplicará os recursos para melhorias de infraestruturas turísticas, além, do desenvolvimento das atividades turísticas que fomentam o desenvolvimento econômico e promovem a cidade.

Compartilhe