Menu

Adoção responsável de animais

A APPAS em parceria com a Prefeitura já realizou cerca de 70 intermediações para adoção e guarda responsável de animais

Esta é a Catarina foi adotada em novembro de 2018, após ser resgatada de maus tratos. Foto- Arquivo Pessoal

Catarina foi adotada em novembro de 2018, após ser resgatada de maus tratos. Foto- Arquivo Pessoal

Por Departamento de Comunicação
comunicacao@aracoiaba.sp.gov.br

Assumir a responsabilidade pela vida de um pet pode ser considerado um ato de amor, afinal todas as obrigações em alimentar, cuidar e principalmente amar passam a ser do novo tutor. Com o objetivo de encontrar lares adequados e ainda famílias dispostas a amar, a Prefeitura de Araçoiaba da Serra em parceria com a Associação de Proteção dos Animais Amigos para Sempre – APPAS, já efetivou a adoção responsável de aproximadamente 70 animais, entre cães e gatos.

De acordo com informações de técnicos da Vigilância Sanitária  boa parte das adoções foram realizadas por meio da feirinha de adoção de cães e gatos, realizada mensalmente na Praça Coronel Almeida, centro de Araçoiaba da Serra. A próxima edição do evento já está marcada para o próximo sábado, dia 11 de maio à partir das 09h, ao todo seis cães filhotes e três gatos aguardando uma nova família.

De acordo com os organizadores a feirinha tem como objetivo conscientizar sobre o abandono de animais e incentivar a guarda responsável. Se não houver a possibilidade de adoção, é possível colaborar doando ração, basta levar no local indicado.

Mesmo em meio a tristeza do abandono boas histórias são exemplo a ser seguido, como a de Catarina, que foi adotada em novembro de 2018 após ser resgatada de maus tratos. Com cerca de 2 anos e meio Catarina foi encontrada por técnicos do Departamento de Fiscalização e levada para um abrigo da cidade, lá ganhou nome e depois um novo lar, onde tem amor, atenção e todos os cuidados necessários para uma vida feliz e saudável.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de animais são abandonados pelas ruas do Brasil, 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Se compararmos com o continente Oceania, o número de animais abandonados no Brasil equivale quase que a quantidade de pessoas desse continente, que é de 36 milhões de habitantes.

 

Compartilhe